A programação da Casa do Largo para fevereiro ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

265 – Juventude Inquieta

janeiro 2019 #2

Connects: André Moniz

Connects: André Moniz

Ver vídeo

Rapper, ator e membro do coletivo artístico Moços do Bêco. Vem conhecer a sua música, descobrir o que o move e ouvir o que para ele realmente importa na nossa passagem pelo mundo.

Voxpop: Consideras-te activista?

Voxpop: Consideras-te activista?

Ver vídeo

E o activismo online, achas que funciona? Voltámos à rua para recolher algumas opiniões.

Agenda

À Pic

Exposição

À Pic

O tema “Transportes” sob o olhar da turma de Produção Audiovisual do Instituto Politécnico de Setúbal.

Quando 4 a 28 de janeiro / 10h–18h

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Clouds – Inês Xavier

Exposição

Clouds – Inês Xavier

Trabalhos realizados em cianotipia, técnica fotográfica do séc. XIX que obtém um tom azul intenso por exposição solar. Inclui montagens com temas industriais e eletrónicos, trabalhos de modelo e uma série de temas mais abstratos com lixo.

Evento no Facebook

Quando 1 a 24 de fevereiro / todos os dias, 10h–18h

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Recibos verdes para meninos: o que muda em 2019?

Workshop do Mês

Recibos verdes para meninos: o que muda em 2019?

Há coisas que não nos ensinam na escola, e se um dia tiveres de trabalhar a recibos verdes convém estares bem informad@. O Nuno Carpinteiro é licenciado em contabilidade e finanças e pós-graduado em fiscalidade, mas sabe falar português normal e vem ensinar-te tudo o que precisas de saber.

Evento no Facebook

Quando 2 de fevereiro / 14h30–17h00

Onde Casa do Largo

Entrada livre. Inscreve-te aqui

Red Light Comedy – Dia dos Solteirões

Quartas do Meio

Red Light Comedy – Dia dos Solteirões

Espectáculo de stand up comedy para quem está muito bem assim.

Evento no Facebook

Quando 13 de fevereiro / 21h30

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Um novo espaço para as artes em Setúbal

Um novo espaço para as artes em Setúbal

O Ágora Creators é um espaço de co-working para artistas na Avenida Luísa Todi, gerido pela Sara Rodrigues, figurinista setubalense. Tem uma série de aulas e workshops em que te podes inscrever, bem como uma tertúlia criativa às quintas-feiras à noite, e espaço para ideias novas que possam surgir. Consulta aqui o programa para janeiro e fevereiro e faz uma visita.

Facebook / Instagram

Onde Avenida Luisa Todi, nº 255

Fica para a história

Em todas as newsletters publicamos um conjunto de fotografias sobre juventude e o município de Setúbal. Se gostarias de ver aqui as tuas, envia-as para tomas.barao@mun-setubal.pt.

O nosso Ciclo de Debates no ano 2018/19 teve o tema "Vamos falar de sexo a sério?". A primeira sessão foi na Escola da Bela Vista.

7 janeiro 2019 O nosso Ciclo de Debates no ano 2018/19 teve o tema "Vamos falar de sexo a sério?". A primeira sessão foi na Escola da Bela Vista.

Tivemos a Beatriz Gosta presente em todas as sessões! Aqui está ela a falar para as turmas da Lima de Freitas.

9 janeiro 2019 Tivemos a Beatriz Gosta presente em todas as sessões! Aqui está ela a falar para as turmas da Lima de Freitas.

Este ano o Ciclo de Debates passou pela primeira vez na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

7 janeiro 2019 Este ano o Ciclo de Debates passou pela primeira vez na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Entretanto na Casa do Largo andámos a aprender kickboxing com o Rui Mendes...

12 janeiro 2019 Entretanto na Casa do Largo andámos a aprender kickboxing com o Rui Mendes...

E tivemos casa cheia para ouvir spoken word no Poesia sem Vergonha #1 Isma XG. O Isma trouxe-nos cinco convidados, e houve mais alguns corajosos a entrar no microfone aberto.

16 janeiro 2019 E tivemos casa cheia para ouvir spoken word no Poesia sem Vergonha #1 Isma XG. O Isma trouxe-nos cinco convidados, e houve mais alguns corajosos a entrar no microfone aberto.

De cabeça fresca

Todos os meses convidamos pessoas com percursos diferentes para darem as suas dicas de saúde e bem-estar.

Sou o Vicente Camelo: musicoterapeuta, músico, psicólogo e sonhador. Ao contrário de tantos jovens, nunca sonhei ser futebolista, apenas já perto dos 30 pensei que passei ao lado de uma grande carreira no meio-campo.

Desde cedo que percebi a potencialidade da música no trabalho social. Sonhava com o seu poder sanador e da sua aplicação em bairros socialmente vulneráveis como objetivo de valorização pela arte.

Foi com este objetivo que me licenciei em psicologia e posteriormente em musicoterapia.

Para falar da musicoterapia começo por citar o Mestre Ravi Shankar: “A música transcende todas as linguagens e barreiras e é a mais bonita forma de comunicação que podemos ter.”

No meu trabalho a música é a comunicação. Trabalho com crianças, jovens e adultos que não conseguem comunicar através da palavra, linguagem oral, apenas alguns gestos básicos. No entanto, através da música conseguem comunicar todo o seu mundo interno e é neste processo que se dá a terapia.

Nos últimos anos tenho sobretudo trabalhado com coletivos com deficiência intelectual e aqui tocamos músicas conhecidas, que são referências da sua identidade sonora, improvisamos, alteramos a lírica de canções, exploramos músicas e exercícios mais cognitivos, sempre com o foco na música e no plano terapêutico traçado para cada paciente.

No ano passado tive a oportunidade de estar envolvido num trabalho nos cuidados paliativos onde tocava apenas melodias, tentado refletir o estado emocional de cada paciente, e a realidade é que no final de cada sessão, vários deles partilhavam que conseguiram “viajar” para fora daquele ambiente hospitalar e da sua condição terminal.

Chego ao fim com a sensação de que escrevi muito mas expliquei pouco acerca da musicoterapia. Mas melhor do que ler é fazer, portanto, se tiverem a oportunidade, apontem-se a um workshop de introdução à musicoterapia, mergulhando neste mundo sonoro tal como eu mergulho todos os dias, o que me faz sentir um afortunado.

Vicente Camelo
Musicoterapeuta

Apoio:

Gabinete de Saúde de Setúbal
Facebook 265 Juventude InquietaInstagram 265 Juventude Inquieta

Segue-nos no Facebook e no Instagram.
(Costumamos dar bilhetes de graça!)

Câmara Municipal de Setúbal

Divisão de Juventude / Câmara Municipal de Setúbal

Telefone: 265 421 082E-mail: dijuve@mun-setubal.pt

Morada: Casa do Largo – Pousada da Juventude
Largo José Afonso, Setúbal

Cancelar subscrição