Quiz night, boa música, um gabinete de curiosidades e uma noite de spoken word, entre outras coisas. ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

265 – Juventude Inquieta

julho 2019

Connects: Biggy

Connects: Biggy

Ver vídeo

É o rapaz da esquerda na imagem. Foi um dos quatro vencedores do Escolas com Talento, com um beatbox que deixou o público ao rubro. Fomos falar com ele sobre a vida e ele trouxe companhia: o B-Flow (à direita), que ganhou o Escolas com Talento no ano passado, também com beatbox.

Voxpop: Drogas

Voxpop: Drogas

Ver vídeo

Os jovens hoje em dia consomem muitas drogas? É fácil obtê-las? Que drogas conheces? O que é que se pode fazer para um consumo mais consciente?

Agenda

Poesia sem Vergonha #3 Mick Mengucci

Quarta do Meio

Poesia sem Vergonha #3 Mick Mengucci

Conhecemos bem o Mick Mengucci — esteve naquela noite de spoken word que o Isma XG dinamizou na Casa do Largo. Ficou-nos na cabeça: "Slam é poesia escrita para ser dita", bem como aquele grito potente e inesperado. Vem ver quem são @s artistas que ele convida para declamarem ao seu lado. Há microfone aberto, se quiseres estrear-te.

Evento no Facebook

Quando 17 julho / 21h

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Linoleogravura

Workshop do Mês

Linoleogravura

A técnica mais acessível para começares a apaixonar-te por gravura. O desenho é escavado numa placa de linóleo e depois com tinta e uma prensa podes fazer quantas cópias quiseres.

Formadora: Inês Xavier

Quando 20 julho / 10h–14h

Onde Casa do Largo

Entrada livre. Inscreve-te aqui

XV Meia Maratona Fotográfica – Alterações Climáticas

Exposição

XV Meia Maratona Fotográfica – Alterações Climáticas

Um olhar sobre um tema urgente, a nível local, através das fotos premiadas na Maratona Fotográfica.

Quando 1–31 agosto / segunda a sexta 9h–12h30 e 14h–17h30, sábados 14h–18h

Onde Biblioteca de Azeitão

Entrada livre

Quiz Night

Quarta do Meio

Quiz Night

40 perguntas que vão abordar temas como Desporto, Cultura, Arte, Geografia, História, entre outros.

Individual ou a pares. Há prémio!

Quando 14 agosto / 21h30

Onde Casa do Largo

Entrada livre. Inscreve-te aqui!

Gabinete de Curiosidades FOmE

Coletivos com Voz

Gabinete de Curiosidades FOmE

FOmE é uma revista de arte alicerçada em dois conceitos – galeria em papel e underground acessível. Na Casa do Largo vão montar um gabinete de curiosidades com obras de artistas que já figuraram na publicação.

Inaugura dia 10 de agosto às 17h, com dj set e dois concertos.

Quando 11–18 agosto / segunda a sábado 10h–24h, domingos 10h–18h

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Chillargo Sounds

Renato Sousa

Renato Sousa

Nascido em Setúbal, Renato Sousa apaixonou-se pela música e pela guitarra na adolescência. Formou e integrou várias bandas que lhe permitiram desenvolver o seu estilo próprio enquanto guitarrista (Ash is a Robot, Monogono ou Marte). Atualmente apresenta-se muitas vezes a solo (guitarra clássica) ou em formato de trio (jazz-fusão).

YouTube / Evento no Facebook

Quando 19 julho / 17h30

Onde Casa do Largo

Entrada livre

The Town Bar

The Town Bar

The Town Bar nasceu em 2014 no Cartaxo (Santarém), com um estilo musical que caminha entre o Folk/Country/Rock utilizando instrumentos mais distintos como o Ukulele, Trompete e Harmónica. Todos os elementos da banda possuem anos de experiência a tocar ao vivo, o que resulta numa interação constante com o público. Sempre um bom espetáculo.

Evento no Facebook / Página deles

Quando 16 agosto / 18h30

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Tableek

Tableek

Os rumores da extinção dos Mestres de Cerimónia não têm qualquer efeito em Tableek, aficionado de hiphop underground. Para lá dos “hits” manufaturados que se encontram na típica playlist impingida pelas massas, Tableek e o grupo MASPYKE criaram dois LP’s que impressionam os ouvidos de conhecedores de Underground por todo o Mundo.

Evento no Facebook / Página dele

Quando 30 agosto / 18h30

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Algumacena

Algumacena

Ricardo Martins (Pop Dell’Arte, Bruxas/Cobras, Jibóia e Papaya) e Alex D’Alva Teixeira marcaram encontro num espaço de total liberdade criativa onde exploram territórios sónicos diversos, guiados pelas infindáveis coordenadas do universo do rock e de todas as suas permutações — sempre com a mente aberta a influências de outros géneros musicais.

Evento no Facebook / Página deles

Quando 13 setembro / 18h30

Onde Casa do Largo

Entrada livre

Feira de Sant'Iago

A vida são dois dias e a Feira de Sant'Iago são 16. Entre roda gigante, slides, carrosséis e muitas farturas, há boa música e coisas a descobrir. Tens aqui o programa completo, mas nós damos umas sugestões.

Quando 20 de julho a 4 de agosto / seg–qui 18h–1h / sexta 18h–2h / sábado 16h–2h / domingo 16h–1h

Onde Parque de Sant'Iago, Manteigadas

Espaço dos Sentidos: conhece as associações e coletivos juvenis de Setúbal

Espaço dos Sentidos: conhece as associações e coletivos juvenis de Setúbal

Aqui vais encontrar técnicos de juventude do Município (nós!), acompanhados em dias diferentes pela Revista FOmE, o Grupo LGBTI da Cooperativa SEIES, o Leo Clube de Setúbal e a Zone Komics, entre outros, para uma conversa descontraída ou atividades mais ousadas. Vem conhecê-los.

Quando segunda a sexta 19h–24h / sábado e domingo 18h–24h

Onde Entrada junto à Escola Dom Manuel Martins

Lá fora, pintura ao vivo

Lá fora, pintura ao vivo

Vem ver o que sai da cabeça e das mãos de todos estes artistas:

Albano, Ana Quintino, Batista, David (Explicit Citizens), Filipa Seabra, João Murta (Explicit Citizens), MAR (Gonçalo), Pitanga, Renato Caria, Renato Silva, Ricardo Guerreiro Campos, Rick de Melo a.k.a. Plugs, Smile, Sónia Trópicos, Tiago Hesp, Vitó Julião.

Para tratar da sede terás ao lado um bar da Associação Académica do IPS.

Onde Junto ao Espaço dos Sentidos

Palco Mourisca

Palco Mourisca

Vai haver noites com Dotorado Pro, Chá do Chile, Moços do Bêco & Xoto, uma Noite Eurovisão, entre outros. Destaque para o dia 26 onde poderás ver alguns finalistas e vencedores do Escolas com Talento, e para o dia 28, onde vários projectos musicais emergentes de Setúbal vão reinterpretar músicas de José Afonso. Consulta o programa completo.

Onde Junto à entrada da Escola Dom Manuel Martins

Palco Setúbal

Palco Setúbal

Nomes grandes como Sérgio Godinho, Anselmo Ralph, Diabo na Cruz, Raquel Tavares, Calema e Ciganos D'Ouro. Se gostas mais de rap tens Holly Hood, Virgul ou Gabriel O Pensador. Um pouco mais alternativo? Orelha Negra ou PAUS. Bandas da tua cidade? Um Corpo Estranho, Tio Rex, Ricardo Má Sorte, Loosense, João da Ilha. Ou se o que queres é mesmo festarola, tens Toy e Ana Malhoa! ?

Destaque especial para os Beatcrew, 1 de agosto às 21h30 — se nunca viste uma megacrew de danças urbanas ao vivo, não percas.

Onde Do lado oposto, entrada junto à Piscina das Manteigadas

Fica para a história

Pela primeira vez o Festival EXIB escolheu Setúbal como sua casa e encheu a cidade com uma rica amostra de música ibero-americana. Dizem que talvez volte no próximo ano. Nós gostávamos muito.

13–15 junho Pela primeira vez o Festival EXIB escolheu Setúbal como sua casa e encheu a cidade com uma rica amostra de música ibero-americana. Dizem que talvez volte no próximo ano. Nós gostávamos muito.

Toda a imaginação que é exercitada nas escolas superiores de artes e design do país, tivemo-la na Casa do Largo. Algumas exposições da Festa da Ilustração de Setúbal continuam depois de junho, ainda tens tempo de ver!

Junho Toda a imaginação que é exercitada nas escolas superiores de artes e design do país, tivemo-la na Casa do Largo. Algumas exposições da Festa da Ilustração de Setúbal continuam depois de junho, ainda tens tempo de ver!

O Carlos Mouro contou-nos quem foi o Agripino Maia, ilustrador e caricaturista setubalense do séc. XIX e XX. O Carlos tem uma capacidade surpreendente de mergulhar noutro tempo histórico e descobrir os pequenos episódios curiosos que motivavam as caricaturas. Citou Virginia Woolf: "Nada acontece até ser contado".

19 de junho O Carlos Mouro contou-nos quem foi o Agripino Maia, ilustrador e caricaturista setubalense do séc. XIX e XX. O Carlos tem uma capacidade surpreendente de mergulhar noutro tempo histórico e descobrir os pequenos episódios curiosos que motivavam as caricaturas. Citou Virginia Woolf: "Nada acontece até ser contado".

As tuas fotos podem fazer parte desta História. Envia-as para dijuve@mun-setubal.pt.

De cabeça fresca

Todos os meses convidamos pessoas com percursos diferentes para darem as suas dicas de saúde e bem-estar.

Quando eras pequen@ preferias ganhar um brinquedo pequeno na hora ou um brinquedo valioso daqui a 6 meses? E agora, o que preferes?

Para nos mantermos disciplinados e cumpridores temos de mobilizar áreas do pensamento que nos recordam da recompensa. Levantar cedo para ir à escola ou trabalho para termos uma profissão que nos agrade e um salário, ter uma alimentação regrada para manter a forma física, treinar longas horas numa modalidade desportiva para ir a competição, e por aí fora. O prazer não é imediato, mas é maior a conquista e a recompensa.

Ao contrário, quando comemos chocolate, ouvimos a nossa música preferida, ganhamos um nível num jogo ou beijamos alguém de quem gostamos, sentimos um prazer imediato, o cérebro liberta dopamina. São “brinquedos” mais pequenos, mas estão mais à mão. Chama-se a isto gratificação imediata.

Em momentos de maior dificuldade ou desconforto, estas experiências parecem um oásis num deserto. É por isso que tantas vezes surgem dependências, como o consumo compulsivo de açúcar, dependência de jogos recreativos ou a dinheiro e consumos de álcool, tabaco e drogas.

Quando estes oásis de dopamina tomam conta do nosso dia-a-dia, já não queremos esperar pelo brinquedo valioso. Esquecemos o futuro, começamos a achar que é incerto... Perdemos a capacidade de esforço e contentamo-nos em manter uma dose de satisfação diária — apenas o brinquedo pequeno.

Muitos dos jovens que procuram a consulta de atendimento para adolescentes e jovens em risco no IPDJ – Casa do Largo chegam nesta situação.

Desmotivação, abandono escolar, quartos desarrumados, sonos trocados, consumos de substâncias que ajudam a levar a vida com mais leveza (como é o caso dos derivados da Cannabis, o conhecido “Charro”), com muitas dúvidas sobre o futuro, quem são, o que querem e para onde vão. Tudo isto pode causar problemas com a família que os critica a toda a hora, o que muitas vezes ainda reforça mais o ciclo desconforto — busca de prazer imediato — dependências.

Na Casa do Largo às 4as e 5as feiras, estamos lá para ajudar. É confidencial e anónimo. Só terás que pedir marcação para o contacto: 265 009 800.

Aparece e Cuida-te!

Ana Gabriela Silva — Psicóloga Clínica. Equipa de Prevenção do Centro de Respostas Integradas da Península de Setúbal

Apoio:

Gabinete de Saúde de Setúbal
Facebook 265 Juventude InquietaInstagram 265 Juventude Inquieta

Segue-nos no Facebook e no Instagram.
(Costumamos dar bilhetes de graça!)

Câmara Municipal de Setúbal

Divisão de Juventude / Câmara Municipal de Setúbal

Telefone: 265 421 082E-mail: dijuve@mun-setubal.pt

Morada: Casa do Largo – Pousada da Juventude
Largo José Afonso, Setúbal

Cancelar subscrição